16 de agosto de 2024
Homenagem inédita contempla Graciela Bolzon, nossa candidata a Reitoria da UFPR
“Prêmio Forjadores da Inovação UTFPR” considera além da competência técnica, ações em prol da melhoria da qualidade de vida em sociedade.

O fim de tarde de 15 de Agosto de 2024, no Salão Nilo Peçanha, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), revela o início da primeiríssima edição do “Prêmio Forjadores da Inovação”. Honrada com esta simbólica homenagem, nossa candidata a Reitoria da UFPR, Graciela Bolzon, divide o reconhecimento com outros nomes importantes, como o Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Bona; o Diretor-Superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; e a Presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.
Não é segredo que, em sua trajetória, Graciela aparece como figura proeminente, sendo homenageada e premiada diversas vezes. E hoje não poderia ser diferente: ela inaugura a lista de contemplados pelo “Prêmio Forjadores da Inovação”, criado neste ano de 2024, pela UTFPR, como forma de valorizar aqueles que, além da expressão da competência técnica, objetivam a melhoria da qualidade de vida em sociedade.
A ideia geral da condecoração é o reconhecimento. “O prêmio surge da intenção de valorizar pessoas que fazem a diferença por meio de sua liderança, engajamento, parceria e fomento à inovação. E ele visa aproximar ainda mais os líderes e parceiros da UTFPR, para que, juntos, possamos cocriar instrumentos, metodologias e políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento da nova geração”, explica o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, o professor Silvestre Labiak Junior.
Considerando as práticas daqueles que desenvolvem políticas públicas, lideram ações/instituições e geram inovações, a iniciativa procura evidenciar sobretudo as pessoas que compreendem que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação são instrumentos fundamentais para melhorar a vida e gerar riqueza no território, potencializando o desenvolvimento humano e global.
Representados por líderes, empreendedores e pesquisadores, os ‘Forjadores da Inovação’ são indivíduos ou grupos que oportunizam novas ideias e soluções, gerando riqueza e fortalecendo a sociedade. “Eles são guardiões da Ciência, da Tecnologia, da Inovação, do Empreendedorismo e da Sustentabilidade, atuando como pilares que levarão o Brasil a ser um país soberano, com menor desigualdade social e maiores oportunidades para nossos jovens, promovendo a inclusão e democratização de tecnologias e inovações”, destaca Labiak.
A escolha das personalidades foi feita pela Reitoria da UTFPR, em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias. Segundo o Reitor da universidade promotora do evento, Marcos Schiefler, os critérios para a escolha estão correlacionados pelos valores descritos na própria premiação. “Além de se destacar como pesquisadora, a professora Graciela é uma liderança no ecossistema de inovação paranaense, pelo seu posicionamento e principalmente pelas suas atitudes e ações em diversas governanças que induzem a inovação no Paraná”, conta.
Contemplada logo na primeira edição, o reconhecimento emociona a candidata a Reitora da UFPR. “Eu quero dedicar este prêmio a todas as mulheres pesquisadoras. Especialmente àquelas que nos deixaram recentemente, na tragédia com o voo na última semana”.
Momentos de condecoração mediante premiações públicas são a expressão máxima do trabalho em prol de conexões. É a materialização do esforço, por meio de um prêmio oferecido diante da comunidade, que sinaliza: ‘este é o caminho certo’. Porque chegar ao momento de uma solenidade estando entre os agraciados com um troféu, medalha ou mesmo menção honrosa aponta nada menos que sucesso!