Notícias

16 de agosto de 2024

Homenagem inédita contempla Graciela Bolzon, nossa candidata a Reitoria da UFPR

Compartilhar

“Prêmio Forjadores da Inovação UTFPR” considera além da competência técnica, ações em prol da melhoria da qualidade de vida em sociedade.

O fim de tarde de 15 de Agosto de 2024, no Salão Nilo Peçanha, do Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), revela o início da primeiríssima edição do “Prêmio Forjadores da Inovação”. Honrada com esta simbólica homenagem, nossa candidata a Reitoria da UFPR, Graciela Bolzon, divide o reconhecimento com outros nomes importantes, como o Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; o Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, Aldo Bona; o Diretor-Superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta; e a Presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani.

Não é segredo que, em sua trajetória, Graciela aparece como figura proeminente, sendo homenageada e premiada diversas vezes. E hoje não poderia ser diferente: ela inaugura a lista de contemplados pelo “Prêmio Forjadores da Inovação”, criado neste ano de 2024, pela UTFPR, como forma de valorizar aqueles que, além da expressão da competência técnica, objetivam a melhoria da qualidade de vida em sociedade. 

A ideia geral da condecoração é o reconhecimento. “O prêmio surge da intenção de valorizar pessoas que fazem a diferença por meio de sua liderança, engajamento, parceria e fomento à inovação. E ele visa aproximar ainda mais os líderes e parceiros da UTFPR, para que, juntos, possamos cocriar instrumentos, metodologias e políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento da nova geração”, explica o pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, o professor Silvestre Labiak Junior. 

Considerando as práticas daqueles que desenvolvem políticas públicas, lideram ações/instituições e geram inovações, a iniciativa procura evidenciar sobretudo as pessoas que compreendem que a Ciência, a Tecnologia e a Inovação são instrumentos fundamentais para melhorar a vida e gerar riqueza no território, potencializando o desenvolvimento humano e global. 

Representados por líderes, empreendedores e pesquisadores, os ‘Forjadores da Inovação’ são indivíduos ou grupos que oportunizam novas ideias e soluções, gerando riqueza e fortalecendo a sociedade. “Eles são guardiões da Ciência, da Tecnologia, da Inovação, do Empreendedorismo e da Sustentabilidade, atuando como pilares que levarão o Brasil a ser um país soberano, com menor desigualdade social e maiores oportunidades para nossos jovens, promovendo a inclusão e democratização de tecnologias e inovações”, destaca Labiak.

A escolha das personalidades foi feita pela Reitoria da UTFPR, em parceria com a Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias. Segundo o Reitor da universidade promotora do evento, Marcos Schiefler, os critérios para a escolha estão correlacionados pelos valores descritos na própria premiação. “Além de se destacar como pesquisadora, a professora Graciela é uma liderança no ecossistema de inovação paranaense, pelo seu posicionamento e  principalmente pelas suas atitudes e ações em diversas governanças que induzem a inovação no Paraná”, conta.

Contemplada logo na primeira edição, o reconhecimento emociona a candidata a Reitora da UFPR. “Eu quero dedicar este prêmio a todas as mulheres pesquisadoras. Especialmente àquelas que nos deixaram recentemente, na tragédia com o voo na última semana”.

Momentos de condecoração mediante premiações públicas são a expressão máxima do trabalho em prol de conexões. É a materialização do esforço, por meio de um prêmio oferecido diante da comunidade, que sinaliza: ‘este é o caminho certo’. Porque chegar ao momento de uma solenidade estando entre os agraciados com um troféu, medalha ou mesmo menção honrosa aponta nada menos que sucesso! 

 

Apoie nossa Campanha

Saiba como