Os candidatos

A sensibilidade transparece no primeiro contato. Para além dos títulos profissionais e das honras pessoais, Graciela Ines Bolzon de Muñiz demonstra a potência de sua atuação e compromisso com a educação brasileira. Argentina de nascimento, ela adotou o Brasil como lar, onde criou suas duas filhas e acompanha o desenvolvimento de seus três netos.
Movida por desafios, a “Gracielita”, como é carinhosamente conhecida por onde passa, aposta na realização dos sonhos de cada uma das pessoas que cruzam com seu caminho. O único espaço viável para efetivar tal ideia: a educação.
Dois mandatos como Vice-reitora colocam em perspectiva a candidatura como Reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A expertise institucional acerca de um lugar o qual tem como casa, coloca seu conhecimento num patamar elevado de valor. Quase meio século de trajetória acadêmica permite afirmações assertivas com relação aos bons frutos a serem colhidos. Graciela tem muita história, nossa conversa é longa…
Das adversidades no início da estadia em solo brasileiro, poucas palavras. A candidata ao cargo mais importante da universidade demonstra a sinergia entre a teoria e a prática. Seu discurso congrega: “a universidade é diversa, plural”. Ela afirma com certeza que a educação transforma. Por isso, mantém o objetivo de conectar, criar conexões.
Graciela mantém a garra da juventude mediante a sabedoria da experiência. Evolui ao passo do crescimento da própria UFPR. Por ser mulher, enfrentou dificuldades em sua trajetória. Ainda assim, ultrapassou com força todos os problemas. Sempre inserida no contexto da universidade, batalhou por ideais comuns, pela pluralidade e pelo crescimento da instituição, promovendo a união por meio da escuta.
Em idos de 2018, seu nome é dado a uma espécie de borboleta recém descoberta pelo Departamento de Zoologia da UFPR. A escolha é certeira, “Mesene gracielae” tem características bastante peculiares: impetuosa, única, dedicada ao espaço dela. Essas qualidades motivam mais do que a admiração dos colegas e também dos estudantes, incentivam as constantes homenagens recebidas por Graciela.
Excelente em congregar pessoas, trabalha muito pela coparticipação. Seu objetivo não é a fama, mas fazer crescer a UFPR. Para isso, diz ser fundamental a comunicação. E a comunicação parte do ouvir. Ela tem como imperativo de vida a escuta. Porque só assim é possível ter consciência daquilo que é necessário às pessoas. Faz-se urgente aplicar tal premissa, pois a empatia é fundamental. Plantando sementes de amor, colhem-se os frutos do sucesso.
1984
Chegada ao Brasil
Começa sua jornada de estudos e vivências em solo brasileiro, quando inicia sua relação de amor com a UFPR, como parte do convênio de cooperação técnica entre UFPR, Universidad Nacional de Santiago del Estero (UNSE) e Universidade de Friburgo (Alemanha).

Créditos: Giovani Sella
1994-Atual
Docente na UFPR
Ingressa no Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal na Universidade Federal do Paraná, onde é Professora Titular com Dedicação Exclusiva e Bolsista Produtividade 1A do CNPq.
1998-2002
Coordenadora Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da PRPPG/UFPR
Oportuniza grande infraestrutura para pesquisa e a criação de diversos Programas de Pós-graduação na universidade.
2006-2009
Presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação da UFPR
Atua como representante dos coordenadores de PPGs da universidade junto aos conselhos superiores.

Créditos: Marcos Solivan
2008-2016
Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico - PRPPG/UFPR
Capta, por meio de editais, mais de R$70 milhões para investimento em estrutura e equipamentos voltados a projetos de pesquisa na universidade.
2016
Homenagem em solo argentino
Recebe o título Professora Extraordinária Honorária da Universidad Nacional de Santiago del Estero-Argentina por fomentar a parceria entre a UFPR e a universidade argentina.

Créditos: Samira Chami Neves
2016-Atual
Vice-reitora da UFPR
Eleita por duas vezes consecutivas para exercer o cargo de Vice-reitora da UFPR.

Créditos: Marcos Solivan
2018
Homenagem Mesene gracielae
Homenageada com seu nome oferecido à mais recente espécie de borboleta registrada pelo Departamento de Zoologia da UFPR, que tem como característica ser impetuosa, única e dedicada ao seu espaço.
2023
Cientista mais influente da América Latina
Ranqueada como uma das 10.000 pesquisadoras mais influentes do mundo pelo Ranking AD Scientific Index.

Créditos: Leonardo Betinelli
2023
Prêmio João Crisóstomo Arns
Recebe o Prêmio João Crisóstomo Arns 2023, da Câmara Municipal de Curitiba, que reconhece pessoas que dedicam suas vidas à educação e que têm se destacado em atividades educacionais e culturais no município de Curitiba.
12 patentes registradas
Desenvolveu projetos em parcerias para: pesquisa com tecnologia e utilização de produtos florestais; desenvolvimento e transferência de tecnologia e inovação de novos produtos madeireiros de alta qualidade; desenvolvimento de materiais e nanocompósitos, nanosensores e nanodispositivos.
Orientações de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses
Acompanhou mais de 100 de produções já finalizadas e defendidas pelos estudantes.
Publicações acadêmicas
Publicou mais de 150 artigos científicos em periódicos indexados no Brasil e no exterior.