Notícias

9 de setembro de 2024

Conheça a trajetória dos candidatos da Chapa 01 – UFPR Conexões Para o Futuro

Compartilhar

A próxima Reitoria da UFPR pode ser composta por trajetórias forjadas pela eficiência, pela atenção às pessoas e pela tomada de decisão com base em dados. Confira os legados da Professora Graciela e do Professor Trovon.

A partir da intenção republicana de conectar os diferentes, de criar conexões para alcançar novas oportunidades e de transformar a estrutura da UFPR para otimizar a vida da comunidade acadêmica, é concebida a chapa UFPR Conexões para o Futuro.

Nossos candidatos trazem em sua trajetória experiências compostas por eficiência, pela atenção às pessoas e pela tomada de decisão com base em dados. Confira abaixo um pouco mais sobre a caminhada da nossa futura Reitora e do nosso futuro Vice-reitor:

Graciela Inês Bolzon de Muniz

Graciela tem 70 anos de idade e é natural da Argentina, mas, por quase metade da sua vida, já faz do Brasil o seu lar. Professora com longa trajetória na UFPR, é referência na pesquisa e na gestão de projetos para captação de recursos.

Nascida em Santiago Del Estero, noroeste da Argentina, é filha de imigrantes italianos, com quem aprendeu sobre dedicação ao trabalho, honestidade e lealdade. Realizou seus estudos em colégio de freiras e, por seu empenho, foi homenageada com medalha de distinção. 

Em 1972, iniciou o curso de Engenharia Florestal na Universidad Nacional de Santiago del Estero, UNSE, primeiro da América Latina. Na sequência, começou a carreira docente em colégios agrotécnicos nas cidades de Fernandez, Tucumán e Misiones. Foi professora na Universidad Nacional de Santiago Del Estero por 17 anos, dedicando-se ao ensino, pesquisa e extensão. 

Chegou na UFPR em 1980, a partir de um convênio entre a UNSE, a UFPR e a University of Freiburg – Alemanha. Em 1994, realizou o concurso para professora titular do Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal, quando passou a integrar o quadro de servidores da universidade. 

Professora Graciela é mestra e doutora em Engenharia Florestal, ambos pela UFPR, e realizou um pós-doutorado em Educação à Distância, pela Universidad Nacional de Educación a Distancia, da Espanha. Professora do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, atua na pesquisa e na gestão de projetos. 

Com longa trajetória profissional, exerce hoje seu segundo mandato como vice-reitora da UFPR. Em outras gestões, esteve à frente das Coordenadorias Geral dos Programas de Pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), entre 1998 e 2002, e de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da PRPPG, de 2009 até 2016. 

Atuando como coordenadora de curso de graduação e de PPGs em diversos momentos, ultrapassando o foco em pesquisa, Graciela foi responsável pela gestão de projetos para captação de recursos financeiros para construção de diversos edifícios e aquisição de equipamentos na UFPR.

Apoiadora voraz da pesquisa e da inovação na universidade, a candidata à Reitoria também recebeu uma homenagem peculiar do departamento de Zoologia da UFPR. Em 2018, teve seu nome dado a uma nova espécie de borboleta descoberta. “Mesene gracielae” tem características marcantes: é impetuosa e dedicada a seu espaço, o que reflete sua disposição em ultrapassar estruturas limitadoras.

Além disso, já publicou mais de 150 artigos científicos em periódicos indexados tanto no Brasil quanto no exterior, e acompanhou quantidade superior a 100 de produções de Trabalhos de Conclusão de Curso, Mestrado e Doutorado.

Com 12 patentes registradas, ela também desenvolve projetos em parceria com empresas: pesquisa com tecnologia e utilização de produtos florestais e de novos produtos madeireiros de alta qualidade, bem como o desenvolvimento de materiais e nanocompósitos, nanosensores e nanodispositivos. Sua atuação enquanto pesquisadora é reconhecida pela comunidade interna e externa, de modo a receber várias honrarias, como o Prêmio Forjadores da Inovação UTFPR recebido recentemente.

Atualmente, se coloca à disposição da comunidade acadêmica, oferecendo toda sua expertise e dando, à UFPR, a oportunidade de eleger a primeira mulher em 112 anos de história.

A cronologia acerca da vida pessoal e profissional da professora concorrente à Reitoria da UFPR 2024-2028 demonstra sua aptidão na gestão da universidade, com vistas à melhora contínua das condições de trabalho para os docentes e técnico-administrativos, e da estrutura educacional de suporte aos estudantes.

Alexandre Luis Trovon de Carvalho

Trovon tem 55 anos e é brasileiro natural de São José do Rio Preto. Professor da UFPR há 30 anos, tem o ensino de Ciências Exatas como uma forma de aproximação entre a academia e o ensino básico e visa o trabalho em rede e a tomada de decisão com base em dados como sendo valores essenciais.

De descendência multiétnica, nasceu no interior do Estado de São Paulo e carrega, em sua história familiar e de vida, valores como cooperação, fraternidade e respeito. Mudou-se para a cidade de Campinas, onde concluiu o ensino básico e ingressou no ensino superior, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no curso de Bacharelado em Matemática, em 1986, onde pôde aprender com César Lattes. É mestre em Matemática Aplicada e doutor em Matemática, ambos pela Unicamp.

Sua trajetória na UFPR começa em 1994, como professor efetivo. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, já exerceu também os cargos de Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, Coordenador de elaboração de provas do NC/UFPR, Assessor Especial da Reitoria e Coordenador Geral do Núcleo de Concursos. 

Professor do Setor de Ciências Exatas, ocupa o cargo de Diretor do Setor de Ciências Exatas desde 2021. Foi Vice-diretor do Setor entre 2013 e 2018. Durante a pandemia de Covid-19, coordenou a Rede UFPR de Combate à Covid-19, encabeçando ações integradas para o desenvolvimento de produtos como álcool em gel, protetores faciais e de leito, e materiais gráfico-informacionais em prol do combate e prevenção à doença. Além da produção de insumos, a Rede oportunizou à UFPR uma série de equipamentos que formaram novos laboratórios, como o Lab Maker do SEPT. No ano de 2021, a Reitoria da UFPR incumbiu ao Professor Trovon o desafio de realizar a gestão de crise do Núcleo de Concursos, quando houve o cancelamento do concurso da Polícia Civil. Em um ano de gestão no NC/UFPR, toda a normalidade foi restabelecida e a UFPR recebeu certificação de capacidade técnica do Estado do Paraná ao realizar os maiores concursos da história paranaense.

Sua experiência com o ensino na área de Ciências Exatas vai além da técnica. Com base na teoria, o candidato a Vice-reitor da UFPR 2024-2028 desmistifica a ideia da aplicação matemática como simplesmente objetiva: ele mostra, por meio do acolhimento ao estudante, que toda ciência exata pode, sim, considerar variáveis que levem em conta a realidade vivida por cada um. 

Sua colaboração no que diz respeito à formação e elaboração de livros didáticos para a Educação Básica, reforça sua atenção com a comunidade discente do ingresso à conclusão do curso superior. Seus livros didáticos hoje são utilizados para o ensino fundamental 2 de todas escolas públicas do Brasil. Professor Trovon colaborou, inclusive, com a proposta de metodologias para a curricularização das disciplinas iniciais dos cursos de tecnologia e exatas e na criação dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas e Computação da UFPR.

Para ultrapassar as paredes das salas de aula, Trovon propõe, além do cuidado com os estudantes, atenção àqueles que compõem a estrutura universitária: a comunidade de servidores docentes e técnicos. Alinhado à Professora Graciela no que se diz à equidade ampla e irrestrita, o professor defende que todas as pessoas da nossa UFPR tenham igualdade de oportunidades. 

As trajetória de Graciela e Trovon não deixam dúvidas: a UFPR liderada pela Chapa 01 é sinônimo de conexão que estabelece o caminho para o bem-estar da nossa comunidade universitária, garantindo a excelência acadêmica e promovendo a ampliação democrática. É UMA UFPR QUE CRIA CONEXÕES PARA O FUTURO! VOTE CHAPA 01!

Apoie nossa Campanha

Saiba como